Pular para o conteúdo principal

A "bondade" que mais ajuda o benfeitor do que o necessitado

(Por Demétrio Correia)

Fato típico acontece no cotidiano.

Alguém cita uma instituição religiosa para várias pessoas, descrevendo a sopa dos pobres e os alojamentos aos pobres e deserdados.

A descrição é superficial, mas mesmo assim as pessoas saem comovidas. Se aparece um vídeo com crianças pobres tomando sopa e velhinhos doentes deitados na cama, as lágrimas derramam.

Só que o problema é que essas iniciativas ajudam muito pouco.

Sobretudo nas instituições "espíritas".

Observam-se as mesmas famílias pobres, ano após ano, atendidas pela "filantropia espírita".

O número de beneficiados é ínfimo, e, embora em tese as instituições aleguem "dificuldades" para acolher mais gente, a verdade é que elas também têm pouco interesse em contribuir.

Em muitos casos, a "bondade" ajuda mais o benfeitor do que o necessitado.

As instituições não estabelecem trabalhos comunitários definitivos nos bairros em que se situam.

Além do mais, o modelo de "caridade" de oferecer sopas e um alojamento modesto é apenas a mais simplória das filantropias.

Mas elas podem também serem fachada de projetos de dominação sócio-econômica ou religiosa ou estarem à mercê de condutas autoritárias.

Não obstante, comemora-se demais pelo pouco que fez.

A reportagem do Fantástico, da Rede Globo, sobre a Mansão do Caminho, do "médium" Divaldo Franco, é um exemplo.

A casa, com 63 anos de existência em 2015, afirmou ter beneficiado mais de 160 mil pessoas.

Um número ínfimo, inexpressivo, que cálculos sérios comprovaram não chegar sequer a 1% da população brasileira.

Era festa demais para tão pouca caridade e Divaldo Franco foi considerado "o maior filantropo do Brasil" por essa mixaria.

Os defensores de Divaldo, inclusive um infiltrado numa comunidade de ateus nas mídias sociais, acharam que o trabalho de seu ídolo é "transformador".

Em termos quantitativos, o projeto pedagógico da Mansão do Caminho não é muito diferente do projeto inócuo e conservador que se quer fazer através da Escola Sem Partido.

Uma escola que apenas prepara cidadãos inofensivos, que "não fedem nem cheiram", e que nem de longe é transformadora.

E, além disso, tem o preço de ensinar bobagens como as "crianças-índigo", uma farsa mística que só foi levada a sério no Brasil e que, nos EUA, custou até o divórcio de seus autores por disputas financeiras.

O caso da Mansão do Caminho mostra o quanto temos que rever os conceitos de "bondade" e "caridade" que temos.

O erro é submeter tais qualidades à roupagem institucional da religião.

E aí somos aconselhados a exaltar projetos aparentemente filantrópicos que, na verdade, ajudam muito pouco e só serve para promover a imagem do benfeitor.

O benfeitor ganha, em medalhas e condecorações, bem mais do que ele oferece aos seus assistidos.

Em se tratando, Divaldo Franco, de um deturpador grave da Doutrina Espírita, com o agravante de espalhar visões mistificadoras com sua oratória verborrágica e empolada, a coisa piora mais ainda.

Isso porque a "bondade" apenas se torna fachada para seu arrivismo religioso.

A "filantropia" é apenas um trampolim para que um deturpador do legado de Allan Kardec consiga formar um lobby em torno dele, para blindá-lo e vender uma falsa imagem de "espírito iluminado".

E isso é muito mal, porque os "caridosos" desse nível são os que mais sofrerão quando retornarem ao mundo espiritual.

Lá eles saberão o quanto usar a "bondade" para disfarçar atividades desonestas, como deturpar o Espiritismo e usar Kardec para veicular ideias contrárias a este, é mais um mal do que um bem.

Pessoas assim têm mais distante o seu caminho para os "céus".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,