Pular para o conteúdo principal

Nem Brizola escapou da psicografia fake!!

(Por Demétrio Correia)

O Espiritismo foi rebaixado a uma grande bagunça, no Brasil.

Cria-se psicografias como se fossem verdadeiras peças de ficção.

Diz uma piada que os brasileiros entenderam a sigla do Controle Universal dos Ensinos dos Espíritos (C. U. E. E.) pela metade.

Da sigla, só foram aceitas as duas primeiras letras.

Sem qualquer compreensão da Ciência Espírita, pastiches são livremente publicados e postos sob responsabilidade de espíritos que não seriam capazes de escrever tais barbaridades.

As obras apenas guardam semelhanças formais, à primeira vista, que apenas "lembram" os estilos originais dos mortos alegados.

Mas isso é apenas impressão e uma leitura atenta vai certamente desfazê-la e constatar que a semelhança é falsa e foi forjada como um pastiche ou um plágio.

Algo como um produto pirata que tenta se parecer com o original.

Não há estudos e o que conhecemos como "espiritismo" é tão somente um engodo que mistura Catolicismo medieval com esoterismo e ocultismo.

Nada dos postulados espíritas originais é aproveitado, apesar de tanto blablablá em torno de Allan Kardec, bajulado até além dos limites, mas nunca estudado.

E o "espiritismo" brasileiro é ultraconservador, pelo moralismo que se vê, por exemplo, na apreciação da Teologia do Sofrimento.

Mas o "espiritismo" fica se fantasiando de "progressista", bajulando esquerdistas etc.

E fica fazendo "psicografia" de fulano aqui e ali.

Vejam o absurdo abaixo, uma suposta psicografia atribuída a Leonel Brizola (1922-2004).

Um texto simplório, que apenas imita os trejeitos do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, mas que não parece ter a "alma" de Brizola.

O texto apenas imita os ataques que o político gaúcho, que chegou a impedir um golpe contra o cunhado João Goulart em 1961, fez em vida.

Mas o texto é superficial, prosaico demais para ser de Brizola, e mais parece uma peródia.

O colunista que o publicou, Gilson Piber, do Floripa no Ar, não disse se isso era um artigo humorístico ou se a suposta psicografia era "séria".

Em todo caso, a mensagem não é de Leonel Brizola, pela qualidade do texto ser bastante inferior aos textos e à oratória que ele fez, sobretudo quando comandou a Rede da Legalidade.

O lançamento dessa mensagem, assim como as de Getúlio Vargas - sobretudo vindas de um reacionário como Robson Pinheiro - , é de uma leviandade muito grande que faria Kardec ficar revoltado de tanta vergonha.

Publicamos a mensagem aqui para que vejam o teor da coisa. Com toda certeza, a mensagem mais parece uma paródia e muito inferior ao que Brizola seria capaz de nos trazer.

Além disso, sendo o "espiritismo" que aqui temos uma religião protegida pela Rede Globo (que blinda Chico Xavier, Divaldo Franco e João de Deus), vale o recado que Brizola em vida nos deu:

Se a Rede Globo adotar uma posição a respeito de alguma informação ou ideia, adote uma postura contrária a ela.

========

SUPOSTA PSICOGRAFIA ATRIBUÍDA A LEONEL BRIZOLA (Não se sabe se é humorismo ou coisa séria)

Coluna de Gilson Piber - Floripa no Ar

“Temer, minha experiência vem de longe. Eu governei o Rio Grande do Sul uma vez e em outras duas fui governador do Rio de Janeiro. Concorri a presidente, mas não fui eleito por artimanhas globais e interesses internacionais. Daqui de cima, sofro com muitas das tuas decisões. Como exemplo, essa de precarizar as relações trabalhistas lançadas por Getúlio Vargas na CLT. Encontrei-o outro dia aqui no céu e ele disse que está muito irritado contigo. Nem quis continuar a conversa.

Tu estás loteando o Brasil para os grandes capitalistas, gente poderosa e com muito dinheiro. Este modelo econômico levou nosso país ao desastre, ao atoleiro, humilhando o nosso povo e destruindo o padrão mínimo de vida dos mais necessitados. Temer, o grande capital enriquece uma minoria e maneja tudo isso em causa própria.

Tu tens uns amigos ainda da época da ditadura, que trocam apoio político por cargos no governo. Observa melhor esses filhotes. A ordem democrática precisa ser mantida para termos uma nação livre e independente da exploração internacional. Não entregas, Temer, o patrimônio nacional aos interesses estrangeiros. Tu deves buscar o interesse público do povo brasileiro. Vais entregar a Petrobrás, o pré-sal, as nossas riquezas, enfim, adotar a velha, arcaica e anacrônica receita do FMI?

É necessário cuidar das novas gerações, das nossas crianças e jovens. Investir em um sistema educacional qualificado está na raiz de tudo isso. É preciso ampliar o acesso à educação e dar um salto para o futuro do povo brasileiro. Teu (des) governo não pode deixar os jovens à espera de uma educação e de um emprego dignos. Afinal, dos jovens são que surgem os grandes movimentos transformadores da humanidade.

Para, Temer, de gastar dinheiro à toa com a mídia golpista e bombardear o povo brasileiro com essa propaganda que está tudo melhorando. Tu deves estar cego ou louco. O preço da gasolina e do gás de cozinha aumenta quase toda semana. E essa tal de Reforma da Previdência? Não atocha que vai ser boa para os mais humildes. Para de confundir o povo.

Concentrar o capital é uma linha antidemocrática e antissocial. Só serve aos interesses internacionais. A desnacionalização da economia está quebrando as nossas empresas. Não vai atrás da linguagem dos tecnocratas. Isso somente serve para embaralhar a nossa visão do conjunto nacional. A economia internacional é um grande polvo, com seus tentáculos e ventosas, pronta para nos engolir. Como dirigente, tu estás sendo cúmplice do entreguismo das nossas riquezas.

Se tu não defenderes os nossos interesses de nação, vais entrar para a história como o pior presidente do país. Vais ser chamado de o exterminador do futuro. E olha que teus índices de popularidade já superaram o fundo do poço. A burguesia brasileira, essa casta privilegiada, nos levou à crise e não tem solução para o Brasil. Temer, é o povo que nos mostra os rumos, e não as elites. Elas procedem em causa própria e pensam que mandam e dirigem o povo.

Depois, não diga que não te avisei. Um abraço em ti, na Marcela e no Michelzinho.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,