Pular para o conteúdo principal

Sem 'wishful thinking'!! Não há como ver esquerdismo no "espiritismo" brasileiro!!

(Por Demétrio Correia)

O wishful thinking é uma doença psicológica muito comum no Brasil.

É a mania das pessoas verem a realidade de acordo com seus desejos.

Em outras palavras, a realidade para elas não é aquilo que realmente é, mas de acordo com o que gostariam que ela fosse.

É a obsessão em ver a realidade de acordo com suas vontades pessoais, o que é muito perigoso.

Desilusões e traições atingem facilmente essas pessoas, que nunca estão preparadas para aspectos que não lhes são agradáveis.

No que se diz aos gostos culturais, os internautas das redes sociais criam uma verdadeira gororoba de conceitos e ideias contraditórios.

Temos roqueiros e pobres de direita, temos feministas defendendo mulheres-objeto ou namorando feminicidas que deixaram a cadeia.

Temos negros racistas contra si mesmos, trabalhadores se mobilizando para a redução do salário mínimo, reacionários com aparência de surfista, rapper, hippie e até punk.

Temos gente que se jura democrática e pede a volta da ditadura militar. E patriotas que querem que o Brasil entregue suas próprias riquezas às corporações estrangeiras.

Por outro lado, temos esquerdistas de mentalidade confusa, defendendo ídolos do entretenimento patrocinados pela Rede Globo, o veículo midiático símbolo da centro-direita.

Na religião, vemos alguns incautos - ou não seriam idiotas? - que se dizem esquerdistas e "espíritas" (da linha brasileira, chiquista-divaldista, mesmo) ao mesmo tempo.

São incoerentes e apreciam a religião mais incoerente do Brasil.

Eles são tomados da obsessão (sim, obsessão) de que o "espiritismo" é "de esquerda" como eles.

Se aborrecem quando alguém lhes aponta um "médium espírita" posando ao lado, em clima de cumplicidade, com um político ou celebridade de direita.

Recorrem à velha mania: atribuir atitudes desagradáveis ou equivocadas dos "médiuns" aos obsessores ou à manipulação de terceiros, como se os "médiuns" não pudessem adotar, com propósito, decisão própria e sem escrúpulos ou remorsos, decisões e posições sombrias.

Os "médiuns" podem e adotam essas posições, queiram ou não queiram seus fanáticos seguidores.

Infelizmente, o wishful thinking é uma obsessão dos fãs dos "médiuns", que moldam as personalidades dos seus ídolos ao agrado de suas fantasias.

Vemos comunistas declarados e esquerdistas convictos iludidos com Francisco Cândido Xavier e similares, achando que eles são "progressistas de verdade".

São movidos por imagens apelativas de crianças pobres sorridentes, bombardeadas na Internet toda vez que se cita um "médium espírita", mesmo quando essas imagens remetem a crianças africanas e foram extraídas de serviços como Getty Images, Shutterstock e Alamy.

Dizem que, no Brasil, se idealiza demais mulher "boazuda" e "médium espírita" aos caprichos ideológicos dos seus admiradores.

Isso é muito grave, porque, enquanto os fãs de Chico Xavier que se dizem esquerdistas sonham de mãos dadas com ele, sobrevoando jardins floridos, a realidade é bem outra.

Se vissem toda a entrevista de Chico Xavier no programa Pinga Fogo, da TV Tupi, em 1971, com vídeo hoje disponível no YouTube, teriam caído da cama depois de tanto sonhar com ele.

Chico defendia abertamente a ditadura militar, então em sua fase mais repressiva, e disparava ataques verbais a operários, camponeses e sem-teto.

Não há como dizer que Chico foi manipulado ou tivesse más influências, porque aí ele não estaria sendo sincero. 

Seria preciso muita ginástica mental para argumentar que aquilo foi obra de algum "ponto" (microfone colocado numa pessoa para ela ouvir recados do diretor de um programa).

O mesmo caso em relação a Divaldo Franco com a homenagem ao prefeito de São Paulo, o direitista e elitista João Dória Jr..

Não há lógica que sustente a idealização sonhadora dos fãs em relação aos seus ídolos "médiuns".

Se fulano é de esquerda e se diz espírita e não gosta de ouvir que os "médiuns" estão associados a posições de direita, paciência.

Nem tudo na realidade é como as pessoas gostariam que fosse. Há muita fantasia nas redes sociais, até porque as pessoas ficam em casa isoladas no computador ou celular.

Com isso, essas pessoas perdem o contato com a realidade e são capazes de criar páginas na Internet ofendendo os outros apenas porque estes pensam diferente daquelas.

Tomados de fúria com a realidade que lhes mostra, essas pessoas reproduzem até obras e acervos pessoais de seus desafetos, com o fim de ridicularizá-los.

Fazem o maior burburinho porque não admitem que os outros pensem diferente delas.

Esse é um dos efeitos do wishful thinking, quando a realidade parece "trair" as fantasias idealizadoras dos deslumbrados.

O wishful thinking ainda tem seu grave efeito de se impor como "verdade indiscutível", quando há esforços de fabricação de consenso a custa de muitas falácias.

A pós-verdade é o produto dessa idealização doentia, quando compartilhada por um número maior de pessoas que passa a ver a realidade não como é, mas como essas pessoas gostariam que fosse.

A pós-verdade é a ditadura do desejável sobre o real, é a tirania do fantasioso sobre a lógica dos fatos.

Se o wishful thinking se transforma numa "epidemia", corre-se o risco até mesmo de um país se transformar numa ditadura.

Mesmo quando esse pensamento desejoso se traveste de "progressismo" ou "esquerdismo".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,