Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo", que despreza o Magnetismo, diz lamentar sua injustiça

(Por Demétrio Correia)

O jornal "Correio Espírita", do Estado do Rio de Janeiro, publicou uma "pérola" na sua primeira página.

Montamos a imagem e exibimos aqui o logotipo do jornal com o recorte da nota sobre Magnetismo.

Sobre o Magnetismo, a nota diz o seguinte:

"Como anda o magnetismo - No século XIX tentaram, pelo viés da ciência concebida até então, calar o Magnetismo".

É a chamada de um artigo presente no jornal.

O grande problema é que o "espiritismo" brasileiro despreza o Magnetismo, pois até hoje não se tem uma tradução publicada no Brasil dos livros do pioneiro alemão Franz Anton Mesmer.

Foi ele que sistematizou o Magnetismo e trouxe os primeiros estudos que, sabemos, foram apreciados por Allan Kardec.

O que chega aqui são obras de terceiros, entre eles um estudioso até esforçado, Jacob Melo, mas sempre insuficiente, porque o fundamental é ter as fontes originais do autor pioneiro Mesmer.

A importância de Mesmer foi tal que existe um verbo derivado deste sobrenome, "mesmerizar", que é magnetizar.

O pior é que, no Brasil, há um volume deturpador chamado Magnetismo Espiritual, editado pela FEB.

O livro foi escrito creditado apenas a Michaelis, revelado depois ser o mesmo Miguel Tímponi, advogado da FEB, autor do livro A Psicologia Ante os Tribunais.

Miguel representou a FEB e Francisco Cândido Xavier no famoso tribunal de 1944.

Nele, FEB e Chico Xavier foram processados pelos herdeiros de Humberto de Campos por causa do uso de seu nome na publicação de supostas psicografias.

Sem a obra original de Mesmer, evidentemente o Magnetismo fica posto à margem no Brasil.

Não há como o "espiritismo" lamentar a injustiça ao Magnetismo e desprezar a obra original de Mesmer.

E se fizessem isso com o próprio Allan Kardec? Vai que o "movimento espírita" gosta...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,