Pular para o conteúdo principal

João Dória Jr. foi explícito: lançou a "farinata" no evento Você e a Paz

(Por Demétrio Correia)

Se a imprensa progressista não analisou o caso Divaldo Franco-farinata, não foi por falta de dados.

A participação do Você e a Paz como evento no qual o duvidoso alimento de João Dória Jr. lançou é explícita.

Não é algo trazido por um "inimigo do Espiritismo", como tentam argumentar os "espíritas".

Não foi ato de intolerância religiosa, mas um alerta urgente sobre uma decisão feita por um "médium".

Até hoje falamos da "farinata" porque foi um episódio muito grave, embora mais grave fosse o silêncio da imprensa em relação ao assunto.

O próprio João Dória Jr. noticiou o feito no seu perfil no Twitter:

"Lançamos o programa Alimento para Todos durante o evento "Você e a Paz" onde tive o privilegio de ser o homenageado", disse o prefeito de São Paulo.

Pior: Dória colocou como palavra-chave (hashtag, precedida por um sustenido, "#") o programa AceleraSP, que no trânsito causou várias mortes, com o aumento do limite de velocidade dos veículos nas avenidas marginais da capital paulista.

No vídeo do lançamento da "farinata", Dória começa fazendo uma declaração que parece positiva, mas é tudo fantasia.

"Este é o Alimento para Todos. Aqui você tem alimentos que estariam sendo jogados no lixo e que serão reaproveitados com toda a segurança alimentar. São reutilizados e transformados em alimento completo em proteínas, vitaminas e sais minerais. E, a partir deste mês de outubro, começa a sua distribuição gradual por várias entidades do terceiro setor, igrejas, templos, sociedade civil organizada, além da prefeitura de São Paulo, para oferecer às pessoas que têm fome. Em São Paulo, inicialmente. Depois, em todo o Brasil. Este é um produto abençoado".

Em seguida, ocorrem cenas do prefeito oferecendo o produto aos presentes. Evidentemente a amostra é "mais agradável" do que o produto que normalmente será (ou seria, devido a má repercussão do composto alimentar, feito a partir de restos de comida "aproveitáveis") oferecido ao povo pobre.

"Parece um biscoitinho de polvilho. Já pegou?", perguntou o prefeito a um dos presentes.

No vídeo, aparecem ainda algumas imagens sem movimento, das quais algumas delas mostram o prefeito ao lado do "médium" Divaldo Franco.

A camiseta do Você e a Paz e o nome de Divaldo Franco indicam claramente vínculo de imagem com a "farinata", o que é muito grave.

Isso não é alegação de "inimigo do Espiritismo". É uma regra da Publicidade e Propaganda, quando o uso de objetos apresentando marca do evento e nome de algum envolvido expressam, de forma explícita, vinculo de imagem e associação a quem os exibe.

Por exemplo, se o jogador Neymar (foto) exibe os logotipos da Nike, da Vivo, do Itaú e do Guaraná Antarctica, não faz isso porque acha as marcas bonitinhas e alegres, mas há um propósito de vínculo de imagem com esses anunciantes.

Afinal, o alimento, definido como "ração humana", já havia sido previamente condenado por entidades de nutrição e saúde públicas, e se o Você e a Paz deu espaço para divulgação da "farinata", o evento e Divaldo Franco assumiram responsabilidade por isso.

E como Divaldo não reagiu contra a atitude de João Dória Jr. de usar o evento para divulgar a "farinata", o "médium" consentiu e fica incluído como apoiador do produto, tanto quanto o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Portanto, são decisões muito delicadas e arriscadas. Divaldo assumiu o risco que pôs sua reputação a perder.

Sentimos muito aos divaldistas diante disso, mas aqui não cabe retratação. Divaldo perdeu uma oportunidade de cancelar a homenagem, se ao menos quisesse salvar sua reputação.

Mas Divaldo Franco já havia feito declarações contra refugiados do Oriente Médio que soam ofensivas e podem até sugerir intolerância religiosa aos muçulmanos.

Sem provas consistentes e tomado de pleno juízo de valor, o "médium" acusou os refugiados de serem reencarnação de "antigos tiranos colonizadores", contrariando o princípio kardeciano de esquecimento de vidas passadas.

Pior: Divaldo ainda alegou que os refugiados queriam voltar para a Europa para "recuperar os antigos tesouros do velho continente".

Imagine se alguns desses refugiados, que só vão para a Europa porque têm mais chance de encontrar lugares pacíficos para morar, ouvissem uma declaração dessas.

Eles se uniriam para fazer uma "vaquinha" e contratar um advogado e processar o "médium" por danos morais.

E como é que fica um "médium" que, tido como "maior filantropo do Brasil" sem ajudar 01% da população do país, ofender, mesmo "sem querer", milhares e milhares de pessoas?

Isso não é intolerância religiosa. Paciência. Não se pode usar o prestígio religioso para fazer o que quer e não assumir responsabilidade por isso.

Gozar da blindagem da mídia também não significa dispensa de responsabilidade. Se um "médium", por mais badalado que seja, comete uma decisão gravemente errada, terá que arcar com seus efeitos.

Se ele seguiu ou não intuição de algum "obsessor", isso também não isenta de responsabilidade, porque o "médium" também aceitou essa má intuição.

No caso da "farinata", o consentimento de Divaldo e seu evento para a divulgação do produto, sem qualquer verificação prévia, já diz muito sobre essa responsabilidade. E que pode agravar a crise vivida pelo "movimento espírita" no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,