Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" faz as pessoas serem dissimuladas

(Por Demétrio Correia)

Quem segue o "espiritismo" brasileiro tem uma mania de dissimulação.

Afirma que obtém "conhecimentos" e se acha "profundamente esclarecido".

Mas, quando se vê como se dá isso, é o deslumbramento religioso que fala mais alto.

A religião marcada pela desonestidade doutrinária, por ter raiz em Jean-Baptiste Roustaing mas se autoproclama "rigorosamente fiel" a Allan Kardec, permite a dissimulação.

Usa a Ciência apenas para sustentar os caprichos pedantes e arrivistas da Fé.

Mas não estabelece equilíbrio entre raciocínio e religiosidade, antes apostando na supremacia desta última.

O "espiritismo" é marcado por tantas contradições que fazem ele ser uma das religiões mais desonestas do mundo.

A título de comparação, religiões como a Igreja Católica e o Protestantismo têm suas fantasias, mas não apelam para a desonestidade doutrinária.

Podem falar até em mar se partindo ao meio, como na famosa passagem de Moisés, mas não ficam dizendo uma coisa e fazendo outra.

O "espiritismo" brasileiro tem esse grave defeito. E ele é grave, mesmo.

Tenta forjar uma embalagem de movimento científico-filosófico, que esconde um igrejismo extremo de conteúdo medieval.

Através de Francisco Cândido Xavier, o "espiritismo" fez se projetar a Teologia do Sofrimento, algo que os próprios católicos não conseguiram.

Identificamos a Teologia do Sofrimento em Chico Xavier não pela evocação deste nome, mas pela associação de ideias que fazem apologia ao sofrimento humano como "atalho para Deus".

O conteúdo do "espiritismo" brasileiro é moralista, ultraconservador, medieval, que a gente até pergunta o que os ateus e esquerdistas viram em Chico Xavier para sentirem complacência por ele.

Em muitos momentos, o "espiritismo" lembra o antigo Catolicismo jesuíta do Brasil colonial.

Ele representou uma grande marcha-a-ré em relação ao Espiritismo original de Allan Kardec.

Kardec se inspirava nas ciências que se ascenderam na França iluminista.

Já com Chico Xavier, o "espiritismo" brasileiro sucumbiu ao resgate de velhos paradigmas do Catolicismo jesuíta, a partir do próprio espírito de Manuel da Nóbrega, rebatizado Emmanuel.

E Chico Xavier ainda falava em ufologia, como se isso "modernizasse" seu ideário medieval.

Mas falava em ufologia como a velha ficção científica dos primórdios do século XX.

Há muita dissimulação no "movimento espírita" e, o que é pior, consagrado pela "fase dúbia" que diz exaltar o legado kardeciano, mas pratica o igrejismo mais viscoso.

E é isso que fez com que os adeptos do "espiritismo" brasileiro, até pela boa-fé, fossem dissimulados.

Donas-de-casa que acham que podem entender de Ciência, mas só entendem do velho igrejismo que já conhecem desde os primeiros ritos católicos.

Homens que se acham esclarecidos e portadores de Conhecimento, quando na verdade só são especializados em moralismo igrejista, antiquado e hierarquizado.

Essa dissimulação traz o maior prejuízo para os "espíritas".

Ao dizerem uma coisa e fazerem outra, ou, não obstante, dizer uma coisa e depois dizer outra, eles caem em séria contradição.

E aí, sem ter como explicar, usam desculpas esfarrapadas, às vezes dissimuladas em discurso "mais racional e objetivo".

Quando não o fazem, choram ou reagem com muita raiva.

Não assumem suas próprias contradições, como os dissimulados, que preferem viver com sua máscara dupla de pretensos cientistas que praticam igrejismo beato.

E é isso que Allan Kardec não queria que a Doutrina Espírita se resultasse. Infelizmente, no Brasil é a deturpação do Espiritismo que domina e comanda todo o processo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,