Pular para o conteúdo principal

O caso do "Chico Xavier disse"

(Por Demétrio Correia)

Os seguidores de Francisco Cândido Xavier têm um hábito bastante curioso.

Há uma certa vigilância em torno da ideia de que "Chico Xavier disse", "Chico Xavier não disse".

Isso cria, não raro, tamanhos desentendimentos.

Como no caso da suposta profecia da Data-Limite.

Por terem sido relatos que se tornaram mais conhecidos pela declaração intermediada por Geraldo Lemos Neto, parte dos chiquistas não reconhece essa tese.

"Chico não disse isso", afirmam alguns seguidores que duvidam das "profecias" que anunciam catástrofes naturais e o extermínio do Hemisfério Norte.

Mas as "profecias" também procedem diante de declarações de Chico Xavier no programa Pinga-Fogo, da TV Tupi de São Paulo, em 1971.

Há também ele descreve "avisos" de Emmanuel no livro A Caminho da Luz, de 1939, que teriam "prenunciado" a "reunião" narrada no sonho da "data-limite" de 1969 (mas relatada em 1986).

Como "Chico não disse"?

Outros chiquistas afirmam que Chico Xavier era reencarnação de Allan Kardec, tese que não tem o menor fundamento, mas é defendida por eles com apaixonada convicção.

Pior: Chico Xavier nunca teria dito que era a reencarnação do professor lionês, e seus defensores no entanto acreditam que essa recusa era apenas artifício para evitar maiores polêmicas.

Mas como assim? Neste caso, "Chico não disse", mas o pessoal vai afirmar o não-dito?

Outro caso é que Chico Xavier, como um deturpador da Doutrina Espírita, não merece e nem deve ser visto como pessoa de alta confiabilidade.

Pelo conjunto da obra, ele se revela uma pessoa indigna de qualquer confiança. Ele é desmerecedor da credibilidade que muitos, de forma tão deslumbrada, lhe dão, até cegamente.

Se ele traiu o pensamento de Allan Kardec, de forma intencional, porque se assim não o fosse, tantos livros não teriam sido escritos nesse sentido, então não dá para confiar em Chico Xavier.

Esse alerta pode fazer muita gente chorar.

Mas se as pessoas deixaram de acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa na infância, na vida adulta podem muito bem começar a questionar a validade de Chico Xavier.

É doloroso, mas realista, admitir que não se pode acreditar em tudo que Chico Xavier disse.

Esse negócio de "Chico disse" ou "Chico não disse" dá margem a tantas abordagens dotadas da mais cega beatitude.

E tudo isso pondo crédito e confiança cegas a um deturpador da Doutrina Espírita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,