Pular para o conteúdo principal

O "efeito placebo" do "passe espírita"

(Por Demétrio Correia)

A falta de estudos sérios da Doutrina Espírita praticamente desqualificam o chamado "passe".

Essa prática é um ritual no qual uma pessoa fica de pé, o "passista", enquanto o paciente fica sentado recebendo as vibrações, feitas com mãos abanando e tocando levemente as partes do corpo do paciente.

A prática é tida como "eficaz", mas o que se nota é apenas o efeito do relaxamento psicológico do paciente.

O paciente acaba fazendo mais por ele do que o que o passe faz nele.

O passe é instituído no Brasil com interpretações equivocadas e superficiais dos ensinamentos de Allan Kardec.

Kardec foi um estudioso sério, e ele pesquisou os estudos e experimentos do alemão Franz Anton Mesmer.

Foi Mesmer quem descobriu os princípios do Magnetismo Animal e da forma como as energias poderiam influir nas curas de doenças ou em outras terapias.

Mas a obra de Mesmer permanece inédita no Brasil sem que viva alma traduzisse os livros próprios dele.

Lamentavelmente, Mesmer só aparece, em obras publicadas no Brasil, através de livros e artigos de terceiros.

O que é insuficiente para entender a verdadeira natureza do Magnetismo Animal.

O advogado da FEB, que defendeu a federação e Francisco Cândido Xavier no caso de Humberto de Campos, Miguel Tímponi, usou um pseudônimo para lançar o seu livro sobre Magnetismo, mas dentro da deturpação tendenciosa da entidade.

O próprio Chico Xavier, usando o nome de André Luiz e sob a colaboração de Waldo Vieira e Antônio Wantuil de Freitas, publicava livros pseudo-científicos sobre mediunidade que falavam sobre o uso do passe.

Só que o passe tornou-se uma prática que, embora aparentemente disciplinada, é feita à margem de qualquer teoria da Ciência Espírita.

É só uma questão do passista ter calma e brincar de sacudir as mãos na pessoa.

A pessoa sai relaxada, não pela eficácia do passe, mas pela influência do aparato do ambiente.

O relaxamento se dá apenas por um apelo linguístico: salão escuro, com uma pequena luz azul no ambiente, música relaxante e pessoas calmas e quietas.

Não é uma prática terapêutica, mas um ritual religioso.

Os passistas nem são treinados com rigoroso estudo da Ciência Espírita, apenas recebem os macetes, nas "casas espíritas", de como sacudir as mãos num clima de rigorosa disciplina, calma e silêncio.

Quase nenhum passista ouviu sequer falar de Franz Anton Mesmer.

Alguns palestrantes, admite-se que uns poucos bem intencionados, até mencionam Mesmer e expõem de forma resumida e acessível sua teoria.

Mas isso é muito raro. A maioria dos "espíritas" faz "ciência espírita" com o umbigo e com seus preconceitos igrejistas.

Só que os passes nada diferem, por exemplo, das sessões de descarrego das seitas neopentecostais.

Isso acaba sendo mais um ritual sacramentista e litúrgico do que uma terapia de inspiração científica.

Daí que existe o neologismo "passebo", para definir o efeito placebo dos passes, nos quais é o próprio paciente que se cura dentro de um ambiente de calma e silêncio.

Se esse paciente estivesse em casa e não tivesse recorrido ao passe, teria esse mesmo sucesso dentro de uma situação de calma e silêncio, bastando apenas a meditação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,