Pular para o conteúdo principal

Qual o interesse do deturpador espírita elogiar os espíritas autênticos?

(Por Demétrio Correia)

Recentemente, vemos deturpadores da Doutrina Espírita, que comandam o "espiritismo" que se faz no Brasil, elogiarem os espíritas autênticos.

Sob a desculpa de "aprender melhor os ensinamentos espíritas originais", eles chegam até a reproduzir textos de Herculano Pires, falam em Erasto, analisam "mais profundamente" as ideias de Allan Kardec.

Mas fazem isso não para realmente entender o Espiritismo.

Eles agem como piratas que veem seu navio afundando e passam para o navio inimigo se passando por aliados daqueles que iriam assaltar.

Os "espíritas" brasileiros são artífices do balé de palavras bonitas.

Com seu bom mocismo, pregam a fraternidade das galinhas em torno da raposa, das ovelhas em torno do lobo.

E, com isso, os lobos e as raposas seguem exaltando as ovelhas e as galinhas que contribuíram para o progresso de seus pares.

Diante da crise do "espiritismo" hoje, em que as contradições de tantas décadas voltam como feridas expostas na doutrina brasileira, os deturpadores correm para elogiar os espíritas autênticos.

Tem deturpador que quer dar a impressão de que nunca foi deturpador e corre para fazer altas bajulações a José Herculano Pires e Deolindo Amorim.

Faz isso para acalmar os descontentes, forjar confiança, para depois voltar ao seu igrejismo açucarado de sempre.

Os "espíritas" deturpam tanto que eles distorcem até mesmo o conceito de "fraternidade", "tolerância" e "conciliação".

Os deturpadores defendem a "fraternidade de mim mesmo", aceitando tudo e todos desde que a causa da deturpação sempre prevaleça.

O Espiritismo autêntico ganha seu lugarzinho, na letra morta (ou desencarnada?) da teoria, podendo o cientificismo de Allan Kardec desfilar de certa forma nos periódicos e eventos "espíritas" diversos.

Na prática, o que ocorre é um roustanguismo nunca assumido, um igrejismo gosmento.

Um igrejismo que fala em supostos milagres religiosos.

E que aborda a "caridade" como se abordava no Catolicismo da Idade Média, um mero Assistencialismo em que o maior beneficiado é o "benfeitor", sendo o benefício dos mais pobres apenas "um detalhe".

Daí o grande perigo desse discurso "conciliador" dos deturpadores que exaltam os verdadeiros mestres do Espiritismo.

Isso é um artifício para que deturpadores possam embarcar na carona de mais uma promessa de recuperação dos ensinamentos espíritas originais.

Tudo para se manter na mesma pasmaceira igrejeira da "fase dúbia" dos últimos 42, 43 anos.

Allan Kardec continua sendo traído, enquanto seus traidores se gabam em dizer que "são rigorosamente fiéis" a ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,