Pular para o conteúdo principal

Brasileiros se iludem com a suposta superioridade social

(Por Demétrio Correia)

O que tem em comum gente como Divaldo Franco, Luciano Huck, Michel Temer, o goleiro Bruno e Jaime Lerner? 

E eles com o "rei da cerveja" Jorge Paulo Lemann, o banqueiro Joseph Safra, a cantora Ivete Sangalo?

E todos com o presidente Michel Temer, o jurista Gilmar Mendes e os donos da Rede Globo, os irmãos Marinho?

E todo mundo com o valentão das redes sociais que pratica cyberbullying?

Todos eles são envoltos numa ilusão de superioridade social.

Os atributos variam, mas o status de pretensa superioridade acoberta defeitos diversos e os faz expressão de uma mediocridade glamourizada.

Do prestígio religioso ao porte de armas, do poder político à fama, do diploma ao status empresarial, vivemos um "olimpo" de pessoas que não são "aquela preciosidade toda".

Cantores que fazem sucesso com canções medíocres, políticos que adotam medidas mesquinhas, juízes e ministros do Judiciário que manipulam as leis ao seu bel prazer.

Acadêmicos que estabelecem projetos intelectuais anti-populares, ricos que exploram a população e a deixam na pobreza enquanto eles ficam cada vez mais ricos.

Famosos que também se enriquecem com a visibilidade plena.

Pessoas ricas ou famosas que praticam crime levantando uma bandeira moralista, seja a "honra masculina" ou a "defesa da terra".

Tem até o ídolo religioso, com seu balé de palavras bonitas, mas que lança crenças surreais e práticas irregulares diversas, e mesmo assim quer alcançar o céu a todo custo.

Sim, fala-se de Divaldo Franco, remanescente dos dois maiores deturpadores que reduziram a estrume o legado tão trabalhosamente desenvolvido por Allan Kardec.

O outro, há 15 anos falecido, foi Francisco Cândido Xavier, informalmente conhecido como Chico Xavier.

Como os demais topos das pirâmides sociais, os "espíritas" se reduziram a uma mediocridade, no caso uma doutrina reduzida a um receituário moralista ou a uma instituição com ações de filantropia meramente paliativas e pouco eficientes.

O zeitgeist brasileiro está terrivelmente desastrado, permitindo que a sociedade do "alto da pirâmide" cometa erros graves e causem diversos prejuízos.

Só o presidente Michel Temer, associado a um contexto político, empresarial, técnico, acadêmico e tecnocrático associados a supostos conceitos de moderação, objetividade, austeridade e pragmatismo, diz muito com seus atos.

Ele já está fechando até agências bancárias e dos Correios, complicando a vida de muitas pessoas, forçadas a pagar passagens de ônibus para se dirigirem a determinadas agências.

Estamos ouvindo músicas ruins, que valem mais pelo amplo número de dançarinos que há nos palcos.

Estamos vendo notícias de gente "gabaritada" envolvida em escândalos e até crimes graves, e muita gente ainda dorme tranquila achando que isso é problema menor.

Mas se no "espiritismo" aceitamos mensagens fake como se fossem realmente dos mortos que nos deixaram saudades, então tudo é possível.

Assim, criamos um país surreal, que permite prejuízos diversos à população e liberou todo tipo de preconceito social.

Os "espíritas" já perderam a serventia, mais preocupados em dizer para as pessoas aceitarem o sofrimento e abandonarem seus planejamentos de vida.

Ou para atenuar a gravidade da deturpação do legado de Kardec com aparente filantropia.

Acham que é fácil criar novos planos de vida do nada e ficar feliz depois de acumular tantas desgraças na vida.

Desta forma, o topo da pirâmide está em chamas no Brasil.

O teto da sociedade brasileira está sofrendo um incêndio de proporções devastadoras, que quase não é sentido pelas pessoas que estão no meio da pirâmide social.

Mas os de baixo da pirâmide estão percebendo, pela intuição, a devastação que esse incêndio representa.

Por enquanto o "jeitinho brasileiro", e um certo patrulhamento nas redes sociais e na blogosfera, consegue salvar vários plutocratas do desgaste e da decadência.

Mas as coisas foram longe demais nesse país confuso, injusto e abusivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,