Pular para o conteúdo principal

"Espiritismo" prega que todo mundo vire "coroinha" na "pátria espiritual"

(Por Demétrio Correia)

Muito estranho o "espiritismo" brasileiro.

Jura de joelhos que é "rigorosamente fiel" a Allan Kardec e mantém "respeito absoluto" aos seus postulados.

Mas o que se vê é o contrário. A lição de Kardec desprezada e o igrejismo extremado praticado ao ponto da maior pieguice.

Mediunidade de faz-de-conta, em que as mensagens "espirituais" vêm da mente do "médium" e fazem propaganda religiosa.

O roteiro é o mesmo, variando as palavras e os contextos. Afinal, tem que apelar para informações "diferentes" e lá vão a "leitura fria" e a pesquisa bibliográfica para ajudar nos dados pessoais de cada morto.

Mas é a mesma narrativa: "morri, fui para algum vale sombrio, fui socorrido e levado para uma colônia espiritual, me ensinaram o pensamento de Jesus, fiquei bem e peço para vocês se apegarem à fé religiosa".

Pura mensagem de propagandismo religioso.

Pela visão dos "espíritas", todo mundo pode dizer a mesma mensagem: do Papa João Paulo II a Chuck Berry.

Tudo no mais fluente português, como se todo mundo fosse brasileiro.

E todo mundo parecendo coroinha de igreja, pedindo a "união pela fraternidade em Cristo".

Ou talvez, no jargão católico: "no Cristo" ou "em Cristo Jesus".

Isso, além de sugerir a catolicização do "espiritismo" brasileiro, soa como um etnocentrismo religioso.

Ou melhor, um religiocentrismo.

Ateus, agnósticos, evangélicos, muçulmanos, umbandistas, todos viram "espiritólicos" (nome dado a quem professa o "espiritismo" catolicizado que se faz no Brasil e, às vezes, em outras plagas).

Todos se unem na "fraternidade no Cristo".

Todos "falam" como coroinhas de igreja, até inventam que tinham outras crenças porque "desconheciam" o valor dos "ensinamentos cristãos".

"Ensinamentos cristãos" é eufemismo para conversão aos postulados católicos muito mal escondidos no tapete vermelho do "espiritismo" brasileiro.

Isso em si não revela exemplo algum de evolução social, muito pelo contrário.

Revela, isso sim, um proselitismo religioso, não bastasse o caráter duvidoso das "mensagens espirituais" que em vários aspectos contradizem a personalidade dos mortos alegados.

Portanto, isso soa mais como propaganda do "espiritismo cristão" do que de qualquer mensagem em prol da paz e da solidariedade. E só serve à deturpação da Doutrina Espírita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,