Pular para o conteúdo principal

A "fraternidade" que despreza a diversidade

(Por Demétrio Correia)

O discurso de "fraternidade" através da religião, inclusive a "espírita", é muito bonito, mas na prática não tem serventia.

Afinal, vamos ser "fraternos" em que direção? Fica mais parecendo o discurso do rebanho. Ou do gado.

Não é à toa que o velho catolicismo sempre comparava a fraternidade a um rebanho.

Na pecuária, não há uma diferença profunda entre rebanho e gado.

Fala-se em igualdade, mas não se fala no respeito às diferenças. Até porque a retórica "fraterna" sempre comemora quando pessoas sem a menor afinidade entre si se unem forçados pelas conveniências.

O pregador religioso até diz reconhecer diversidades e diferenças, mas apela sempre para a "fraternidade" como se preocupassem em igualar sempre as pessoas.

Ele quer juntar rebanho, e é por isso que o discurso de "fraternidade" é estranho.

É um discurso que despreza individualidades, diferenças, divergências.

Pouco importa para o pregador religioso se as pessoas se unem à força dos interesses e não pelas afinidades naturais.

Os "espíritas", então, se exaltam. Acham que o espetáculo da "fraternidade" se realizará no drama dos conflitos e das divergências irresolúveis.

Se ocorreu alguma violência, culpa-se a vítima, acusada de merecer um "reajuste espiritual" pela tragédia sofrida.

Só que esse discurso de "fraternidade" não resolve ódios nem animosidades.

Chega a ser um discurso chato, diga-se de passagem.

Dizer para "sermos todos irmãos" não vai estimular que sejamos realmente fraternos.

Isso mais parece um apelo igrejista, que nem de longe acalma ou consola, a não ser quem está tomado da mística religiosa, e mesmo assim entre seus pares.

O discurso pode até gerar efeitos contrários.

Apelando pela "igualdade", acentua-se a aversão nas divergências.

Apelando pela "união", estimula-se rompimentos tensos e obsessivos.

Forçando o "entendimento", só consegue agravar as desavenças.

Pedindo a "paz", não conseguem senão abrir caminho para guerras.

Pedindo para "todos sermos irmãos", transformamos as multidões em coletivos de pessoas estranhas e solitárias.

A mística religiosa nem sempre é agradável, e as seitas religiosas, conservadoras, são indiferentes às transformações do tempo e às novas demandas sociais.

Não raro as religiões param no tempo, e seus seguidores, apegados a elas, se tornam fanáticos, obscurantistas e, diante das mudanças que não aceitam, mais violentos.

Não é necessário uma força-tarefa de palavras bonitas para promover a paz e a fraternidade.

Teoria demais acaba desencorajando a prática e invertendo os efeitos que seriam esperados.

Melhor seria que a vida mostrasse as formas de resolver tensões, divergências, conflitos e carências.

Seria melhor que a injustiça social seja resolvida sem o filtro da religião.

A razão permite, mais que a fé, verificar os problemas mais delicados que atingem e afligem a sociedade.

Melhor que a vida, na sua prática cotidiana, promova a paz e a fraternidade sem que fosse preciso o espetáculo coreográfico das palavras piegas.

A verdadeira fraternidade se resolve combatendo as injustiças sociais e regulando as necessidades humanas, para que uns não queiram mais do que necessitem e muitos tenham que perder até o que mais precisam para sobreviver.

A verdadeira fraternidade tem aspectos que escapam à compreensão religiosa e que, por isso, revelam a complexidade da vida humana e sua complicada coletividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,