Pular para o conteúdo principal

Por que tanto medo de criticar a deturpação espírita?

(Por Demétrio Correia)

Por que muitos brasileiros não têm coragem de criticar a deturpação que atinge a Doutrina Espírita no país?

Por que ninguém se atreve a contestar irregularidades na prática mediúnica e na transmissão dos postulados espíritas?

As pessoas leem os textos contra a deturpação, concordam em parte, mas recuam de medo.

A ideia de contestar os deturpadores,  os festejados "médiuns", lhes traz muito medo.

Acham que vão ter pesadelos com as almas do "outro mundo".

Ou, na mais típica das hipóteses, têm medo de ir contra o prestígio religioso dos deturpadores, que no seu ponto de vista "praticam caridade".

As pessoas se limitam a contestar a deturpação e poupam os deturpadores.

Assim, os deturpadores, não se sabe de que forma, podem ser, em tese, aproveitados quando se recuperar as bases kardecianas.

Desta forma, os críticos da deturpação reabilitarão até Emmanuel e seu igrejismo medieval.

Daqui a pouco vão fazer tratados biológicos com supostos atos sexuais em colônias espirituais.

Ou talvez se crie uma filial do canal Animal Planet em Nosso Lar.

Ou então considerar verídico até enfrentar tubarões em rio nas regiões do umbral.

E tudo isso em nome da "fidelidade absoluta" e do "respeito rigoroso" às bases kardecianas originais.

O medo de aprofundar questionamentos, por causa de melindres aqui e ali, como não pôr em xeque a "boa imagem" dos "médiuns", pode fazer qualquer um cair nesses ridículos.

De complacência em complacência, os críticos da deturpação espírita recuam tanto que vão achar lindo até haver gatinhos e cachorrinhos no Céu.

Típica atitude de complacência e condescendência aos "médiuns" que já corrompem a atividade através do culto à personalidade.

Mas aí o pessoal fica com medo. "Culto à personalidade? Como, se os 'médiuns' sempre demonstram humildade e simplicidade?".

Não, eles não mostram humildade e simplicidade. Isso é jogo de cena.

O medo de enfrentar tais questões chega a ser pior do que muitas fantasias infantis.

Deixa-se de acreditar em Papai Noel com mais facilidade do que se deixa de acreditar na "superioridade" de um Divaldo Franco.

Mesmo os críticos da deturpação espírita têm dificuldades se de desfazer dos livros de Francisco Cândido Xavier.

Se limitam apenas a desfazer dos livros de Emmanuel.

"Nosso Lar...? Isso é pura ficção, não é? Ah, mas é uma concepção muito bonita, jardim florido, prédios imponentes, gente amiga...", diz o contestador de vontade frágil.

Uns até se desfazem da maioria dos livros de Chico Xavier. Mas com muita dificuldade.

Os livros de Divaldo, então, há um mal-estar. "Aquele jeito de professor, deixa eu ver se ele é mesmo um deturpador".

E aí, pronto, acredita-se na farsa das crianças-índigo, que esconde até discriminação social contra crianças pouco convencionais.

A deturpação, que no primeiro esforço admite que Chico e Divaldo "entenderam mal Kardec", com análises corretas e pertinentes, morre na primeira complacência.

A pessoa recua, recua e recua até aceitar a deturpação e virar igrejista sem perceber.

E, aí, adeus Allan Kardec.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,