Pular para o conteúdo principal

O brasileiro refém da deturpação do Espiritismo

(Por Demétrio Correia)

O Espiritismo, infelizmente, foi seriamente danificado.

Virou, no Brasil, um vale-tudo igrejeiro no qual os deturpadores é que tomam as rédeas.

A influência da mídia, do mercado editorial, da suposta filantropia, da falsa mediunidade, cria as bases de tanta e tanta distorção.

É um trabalho feito em quantidades industriais.

A usurpação de espíritos mortos chega ao ponto de se apropriarem de nomes diversos, como Auta de Souza, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas.

Fotos de Allan Kardec se misturam às de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Franco, Emmanuel, Bezerra de Menezes.

Fotos de Irma de Castro Rocha, a Meimei, e Joana Angélica são usadas para ilustrar as deturpações e usurpações de suas reputações femininas.

Meimei "escreve" pensando e dizendo igual Chico Xavier, enquanto se vê o obsessor de Divaldo Franco, o Máscara de Ferro, em sua aventura "trans", como a tirânica Joana de Angelis.

Tudo isso é aceito sem críticas e a deturpação sofrida pela Doutrina Espírita foi longe demais.

Tão longe que os deturpadores ainda têm esperança de serem aproveitados numa futura recuperação das bases espíritas originais.

É aquele papo da raposa que disse assumir seus erros e prometer limpar e reconstruir o galinheiro.

A preocupação nossa é com o vai-e-volta das crises do "movimento espírita" e suas contradições, sempre mascaradas pelo espetáculo das palavras bonitinhas.

Criticar a deturpação não pode representar mais um abismo, mais uma retratação diante da tentação fácil das belas palavras e belas imagens.

O próprio espírito Erasto recomendou muita firmeza quando se questiona a deturpação espírita.

Porque ele mesmo avisou que os deturpadores virão com palavras bonitas, falando de "amor" e "caridade", pedir "fraternidade" e tudo o mais, para aí inserir ideias mistificadoras, sem pé nem cabeça e contrárias ao bom senso.

Enquanto Erasto pedia para as pessoas rejeitarem uma única mentira, os brasileiros aceitaram a maior de todas as mentiras, através da figura de Chico Xavier e companhia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,