Pular para o conteúdo principal

A falta de questionamento aprofundado do "espiritismo" brasileiro

(Por Demétrio Correia)

Ninguém questiona com profundidade o "espiritismo" brasileiro.

Os questionamentos são presos apenas ao que o chamado mainstream do Espiritismo autêntico já questionou.

Mesmo assim, de uma maneira mais genérica e presa aos textos e documentos.

Não se observam problemas novos, e quando eles vêm à tona, os críticos da deturpação espírita recuam.

Eles ainda têm em mente as doces imagens do "espiritismo" igrejeiro que viram em novelas e reportagens da Rede Globo.

A imagem do "velhinho frágil", associada ao anti-médium Francisco Cândido Xavier, ainda seduz muitas pessoas.

A associação de Chico Xavier a velhos estereótipos de "bondade", "humildade" e "pureza" que só faziam sentido no tempo dos tataravós, no entanto ainda domina muita gente.

E, como derivados, Divaldo Franco e João de Deus também são alvo da mesma adoração mórbida de estereótipos tão diabéticos.

Como "médiuns", todos eles já são uma aberração monstruosa, pitoresca, sensacionalista.

Deixaram de ser médiuns, no sentido intermediário da palavra "médium", que quer dizer "meio".

Afinal, viraram o centro do espetáculo, a ponto de inverter os papéis.

Hoje os mortos são apenas o "meio" para os "médiuns" transmitirem suas mensagens.

Evidentemente não são os mortos que vêm aqui para corroborar o que Chico, Divaldo e qualquer outro similar pregam.

Mas, simbolicamente, seus nomes são usados pelos "médiuns" para expressar o pensamento pessoal destes e forçar os vivos a concordar com as pregações igrejeiras destes pretensos paranormais.

Os críticos da deturpação espírita no Brasil são em maioria invigilantes, entendendo pela metade os avisos de Erasto.

Se Erasto estivesse hoje no Brasil, diria para ninguém dar a mínima consideração aos "médiuns"

Diria para não doar livros velhos de Chico Xavier aos sebos, mas rasgá-los e queimar todo o papel que deve estar amaldiçoado demais para alguém querer reciclá-lo.

Erasto recomendou firmeza e escrúpulos até quando os deturpadores do Espiritismo vierem com "coisas boas", como "amor, Deus e caridade".

Disse para ter energia e rigor no repúdio aos deturpadores, não cedendo em qualquer ressalva, sob pena de se render à mistificação e ao igrejismo.

Poucos brasileiros conseguem entender que a "bondade" e a "caridade", além de "belas" palavras e outros aparatos "belos" dos "médiuns" são meras cortinas de fumaça para suas pregações medievais.

As pessoas se deixam render pelo espetáculo das palavras bem organizadas, a ponto do Brasil ser hoje apenas uma civilização de vocábulos que sustenta uma população refém da barbárie de uns poucos privilegiados.

A crítica à deturpação deveria ser mais enérgica, como se vê na Cientologia.

Espera-se um equivalente do saudoso Christopher Hitchens para documentar o lado sombrio de Chico Xavier.

Espera-se que a ainda hoje atuante Leah Remini tenha equivalentes brasileiros para mostrar o lado podre por trás dos "belos aparatos" do "espiritismo" igrejeiro feito no Brasil.

Espera-se, sobretudo, o fim de qualquer complacência, porque o aparato de belas palavras e imagens, de belas musiquinhas e "apelos à fraternidade", só escondem um processo de manipulação dos mais perigosos.

Daí os palestrantes que falam para os sofredores amarem suas próprias desgraças.

Daí os "médiuns", usando o dinheiro que seria dos pobres para viajarem no exterior para fazer palestras para os ricos em troca de medalhinhas e condecorações.

Criticar o "espiritismo" brasileiro, sem fazer retratação, não é agir contra o "trabalho do bem".

É seguir os conselhos de Erasto, que pediu a mais rigorosa firmeza nas críticas e maior resistência a apelos que parecem "belos" e "sublimes".

Ninguém diz que Erasto foi um "invejoso" que "queria destruir o trabalho do bem".

Mas o que Erasto disse, se prestarmos muita atenção, derrubaria toda a representação agradável que os brasileiros mantém em relação aos tendenciosos "médiuns" de nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,