Pular para o conteúdo principal

Mesmo se o mundo melhorar, Chico Xavier e Divaldo Franco NUNCA terão razão

(Por Demétrio Correia)

Há uma corrente dos defensores de Francisco Cândido Xavier que defende a teoria da "profecia da data-limite".

Defendida por Geraldo Lemos Neto, Juliano Pozati e outros, ela se refere a um suposto sonho de Chico Xavier, tido em 1969 mas relatado a Geraldo em 1986.

Nesse sonho, posterior à data da viagem de astronautas da NASA à Lua, havia uma reunião com as "autoridades do universo".

Supostos governantes de diversos planetas do Sistema Solar, incluindo Jesus Cristo, representando a Terra, e assistidos por Emmanuel e Chico Xavier, eles viam a Viagem à Lua com preocupação.

O medo era de que isso estimulasse a corrida espacial e causasse a Terceira Guerra Mundial.

Naquela época, havia a Guerra Fria, entre a então União Soviética e os Estados Unidos da América.

Chico Xavier, que era de direita, fato confirmado com suas próprias palavras no programa Pinga Fogo, em 1971, incluindo a defesa da ditadura militar, se preocupava com isso.

No sonho, Jesus havia declarado uma "moratória" à Terra, dando 50 anos, contados a partir de 1969, para haver uma recuperação moral da humanidade terrestre.

Se, com o fim deste prazo - será em 2019, daqui a dois anos - , a humanidade não se pacificar e houver conflitos diversos e atos terroristas, a Terra passará por catástrofes naturais inimagináveis.

Segundo o relato de Geraldo, o "velho mundo" seria sacudido por intensas catástrofes naturais que deixariam o Hemisfério Norte praticamente inabitável.

Seriam desde enchentes, agravadas pelo derretimento do gelo polar, até explosões vulcânicas e terremotos de alta intensidade.

A "profecia", no entanto, mostra sérios erros de abordagem sociológica e geológica.

O Chile, região de intensa atividade sísmica e vulcânica e integrante do mesmo Círculo de Fogo do Pacífico que o Estado da Califórnia, nos EUA, a Nova Zelândia e o Japão, seria poupado de tais catástrofes.

A tendência geológica é que o país sul-americano sumisse do mapa como os demais. Se a Califórnia desaparecesse com tantos terremotos e sob vários maremotos, o Chile teria destino semelhante.

Ignorando a natureza da colonização eslava que já ocorreu no Brasil no século XX, a "profecia" alegava que os eslavos, vindos de regiões frias, se exilariam, diante das catástrofes no Hemisfério Norte, para regiões calorentas do Nordeste brasileiro.

Ignorando a natural sociologia do povo dos EUA, que, diante das referidas catástrofes, se mudaria para o Rio de Janeiro e São Paulo e, quando muito, para o Sul do Brasil, a "profecia" alegou que os estadunidenses iriam fixar residência na região Amazônica e no Acre.

Todo mundo sabe que os EUA só recorrem à essa região não para residir, mas para explorar economicamente os recursos naturais, como os antigos colonizadores diante de nossas riquezas.

Uma vez obtidas as riquezas, eles vão embora. E faturam por cima.

A "profecia" não é aceita por todos os seguidores de Chico Xavier.

Uns estranham pelo seu alto grau de "fatalismo", que contradiz a imagem adocicada do mito do "médium" mineiro.

A má repercussão da "profecia" fez até mesmo Geraldo e Pozati mudarem o discurso, enfatizando apenas a necessidade de "promover a fraternidade cristã".

Em todo caso, a "profecia" teve a adesão do "médium" Divaldo Franco, maníaco por datas fixas.

Ele mesmo, em causa própria, estabeleceu datas fixas para o "progresso da humanidade".

Ele escolheu 2052, ano do centenário de sua Mansão do Caminho, e 2057, como bajulação a Allan Kardec, ano do bicentenário de O Livro dos Espíritos.

Mas isso vai contra os ensinamentos de Kardec.

Certa vez, ele comentou que definir datas fixas para acontecimentos históricos é indício de mistificação.

É até gozado que, mesmo com isso, se a gente chama Divaldo de "inimigo interno" do Espiritismo, muita gente choramingue aos soluços.

O próprio Divaldo já reviu esse negócio de "datas fixas" numa entrevista na Espanha, em dezembro de 2016, e "lamentou" que "inventam tantas datas" para o "fim do mundo".

Diante de tantas coisas doidas no "espiritismo", vemos que hoje o mundo está em estado de muita tensão, incluindo o nosso cada vez mais frágil Brasil.

Os defensores da "profecia" ficam indecisos se a "regeneração" virá logo em 2019 ou se será daqui a 40 anos.

Dizem, contraditoriamente, que "está havendo regeneração", mas depois desmentem a si mesmos dizendo que "ainda existem conflitos".

Mesmo que a humanidade pudesse melhorar no "prazo certo", uma coisa temos certeza.

Chico Xavier e Divaldo Franco NUNCA terão razão em suas supostas previsões, digamos, predições.

Isso por dois motivos.

Um, porque a humanidade se progredirá de forma bem diferente do que os dois imaginaram.

Outro, porque eles não são os donos da verdade, e atribuir razão a eles seria dar a eles a propriedade do futuro.

Logo eles, no fundo duas figuras muito antiquadas, ultrapassadas e ultraconservadoras.

O mundo continuará dando suas voltas e os dois "médiuns" cairão no mais merecido esquecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,