Pular para o conteúdo principal

Defender a "bondade espírita" não quer dizer que alguém é realmente bom

(Por Demétrio Correia)

Muitos aceitam a deturpação da Doutrina Espírita no Brasil usando uma desculpa comum.

A de que o "espiritismo" brasileiro "pelo menos pratica a bondade".

O vazio doutrinário, já que o "espiritismo" brasileiro na prática se afastou de Allan Kardec, é aceito pelo aparato de "caridade" da religião brasileira.

As pessoas acham que, aceitando isso, se está aceitando a "bondade" na sua "verdadeira essência".

Pouco importam deslizes, deturpações, erros graves, se a "caridade" e o "amor" são (em tese) praticados.

Isso já não é bom, porque sabemos que não dá para ser desonesto ou errar demais "em nome da caridade" ou usar a aparente filantropia para abafar atos deploráveis.

O "espiritismo" brasileiro cometeu traições graves com Allan Kardec, que teve muito trabalho para desenvolver sua doutrina, enfrentando o repúdio de boa parte da sociedade de seu tempo.

Ele fez tudo isso para depois os brasileiros, pegando carona no prestígio do professor francês, distorcerem suas ideias ao sabor de seus caprichos e ambições.

Traíram e traem Kardec o tempo todo, mas fingem que o "respeitam rigorosamente" e ainda usam a "caridade" para abafar tais graves deslizes.

E os seguidores do "espiritismo"? Será que eles são realmente bons quando defendem que os deturpadores "valem pela caridade"?

Não. De jeito nenhum.

Quem defende os deturpadores do Espiritismo porque "pelo menos eles são bondosos" é gente que tem preguiça de ser boa por conta própria.

Gente que acha que "bondade" é fazer tudo que o algoz manda ou despejar roupa velha e imprestável para a "caridade".

Ou, em casos mais "nobres", dar sopinha para os pobres e doar mantimentos.

Coisas em princípio válidas - fora dar roupas em péssimo estado - , mas não muito transformadoras.

Temos que prestar atenção que muitos dos defensores do "espiritismo" e de seus "médiuns" são pessoas de elite, de classe média alta.

Elas reagem com certo repúdio aos assédios do povo pobre, e isso é notório.

Mas eles também ficam com raiva quando veem um governante como Luís Inácio Lula da Silva promover inclusão social, facilitando o acesso de negros e índios pobres para a Universidade e reativando escolas técnicas.

Acham que "caridade demais" é crime, e preferem ver ídolos religiosos ajudando muito pouco, mas dentro dos limites institucionais de uma "caridade" feita mais para impressionar as pessoas do que beneficiar os pobres.

A "bondade" acaba se limitando a um mero espetáculo.

Fora desse espetáculo, o que ultrapassar os limites institucionais da fé e ameaçar os privilégios da "boa sociedade", a caridade passa a ser vista como um "crime".

O Movimento dos Sem-Terra ajuda muito mais gente que Divaldo Franco e sua Mansão do Caminho.

Tem amplo treinamento profissional, educação questionadora, de maneira a formar trabalhadores rurais hábeis e conscientes de uma ampla gama de conhecimentos e uma visão de mundo crítica da realidade.

Mas, por ajudar mais gente, o MST é visto como "organização criminosa" pela "boa sociedade".

Porque o que o MST faz ameaça os privilégios abusivos de uma minoria de afortunados.

Daí que a "boa sociedade" prefere o dócil teatrinho da "caridade" da religião, sobretudo "espírita".

Uma "caridade" que ajuda pouca gente, não transforma a humanidade, não reduz significativamente a miséria, não faz uma comunidade se tornar definitivamente próspera e segura.

Mas é uma "caridade" que garante mais adoração, maior promoção pessoal ao "filantropo" de ocasião, causando festejos e aplausos em quantidade grande, mas inversa a dos benefícios realizados.

Em muitos casos, os mantimentos doados a uma população carente se esgotam pelo consumo de famílias tão numerosas.

Tudo isso acaba em duas ou três semanas. Mas a referida doação é comemorada em anos e anos, garantindo a promoção pessoal do ídolo religioso.

Daí que isso não é bom e defender essa "bondade" não é necessariamente ser bom. 

Pode-se esconder preconceitos sociais por trás disso e, além disso, as pessoas podem ver a religião como responsável de uma bondade que poucos se dispõem a realmente praticar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,