Pular para o conteúdo principal

Malcolm Muggeridge reinventou Chico Xavier

(Por Demétrio Correia)

Você considera Chico Xavier "maior símbolo de amor e bondade" do Brasil?

Você define Divaldo Franco como "maior filantropo do Brasil"?

Você endeusa José Medrado, que pinta quadros pseudo-mediúnicos, e João de Deus, "médium cirúrgico" com medo de fazer cirurgia de si mesmo?

Agradeça o jornalista inglês Malcolm Muggeridge.

Católico, o jornalista da BBC de Londres realizou um documentário sobre Madre Teresa de Calcutá.

Chamava-se Algo Bonito para Deus, em inglês Something Beautiful for God, e foi lançado em 1969.

O documentário foi pioneiro no marketing da caridade e criou os paradigmas da bondade espetacularizada, feita mais para impressionar plateias do que ajudar os necessitados.

Graças ao documentário, Madre Teresa foi promovida a uma imagem de "santa", que garantiu a canonização pelo Vaticano, de maneira bastante risível.

Afinal, para a canonização, o Vaticano determina a ocorrência de, pelo menos, dois milagres.

O primeiro milagre atribuído a Madre Teresa foi contestado.

Uma indiana que, dizia-se, sofria de câncer e teria sido curada pela medalhinha de Madre Teresa colocada no seu peito, na verdade sofria um tumor benigno e foi curada mediante rigoroso tratamento médico.

Veio o segundo milagre, aparentemente acontecido, vejam só, no Brasil.

Um engenheiro de Santos passou a lua-de-mel com a esposa, no Rio Grande do Sul, quando se sentiu mal e teve que voltar à cidade paulista.

Supostamente lhe foi atribuído um coágulo cerebral em estágio terminal, no qual se optaria por uma cirurgia arriscada e de difícil êxito.

No dia da operação, segundo se alega, o paciente acordou, se levantou e tomou o café, como se nada tivesse acontecido.

Desconfia-se de uma intoxicação alimentar que os médicos do hospital de Santos, de administração católica (Hospital São Lucas), atribuíram como "câncer terminal" para garantir o lobby de Madre Teresa.

Afinal, a esposa havia pego uma medalhinha em conversa com um pároco na cidade.

O segundo milagre é suspeito, mas pesou para a canonização de Madre Teresa, enquanto o primeiro foi posto debaixo do tapete.

E isso depois de reportagens e teses acadêmicas revelarem que a caridade de Madre Teresa nunca passou de encenação.

Ela deixava os assistidos em condições subhumanas e ia fazer turismo junto com tiranos e magnatas corruptos, arrancando dinheiro que iam não para os pobres, mas para a cúpula do Vaticano.

Mas o marketing funcionou.

E foi adotado no Brasil, para renovar o mito de Francisco Cândido Xavier, que era trabalhado pela FEB de maneira confusa, à mercê de muitos escândalos, das polêmicas literárias ao caso Otília Diogo, a farsante que se fez passar pelo espírito materializado de Irmã Josefa.

O mito de Chico Xavier seria relançado de maneira "mais limpa", e a parceria televisiva não era mais com a TV Tupi, que antes blindava o "médium", mas com a Rede Globo.

Sim, a suspeita Rede Globo reinventou Chico Xavier, usando o roteiro de Malcolm Muggeridge usado para "santificar" Madre Teresa.

Esse roteiro dá até para ser enumerado, em descrições breves.

O "filantropo" chega a uma comunidade e é acolhido pela multidão.

Ele então carrega bebê no colo, cumprimenta as pessoas, caminha para ver velhos doentes e acaricia suas cabeças, fala com velhinhas e entra numa "casa de caridade".

Lá o "filantropo" cumprimenta outros velhinhos doentes, deitados na cama, vê crianças pobres, geralmente negras ou mestiças, tomando sopa e passa na mão da cabeça de uma delas, perguntando se está gostando do alimento.

Depois de verificar o aposento, ele senta numa mesa de palestra para, diante dos dirigentes da "casa de caridade" e das câmeras, falar frases de efeito.

Geralmente frases de como aguentar o sofrimento para obter as graças futuras.

Frases sem muito valor, mas que servem para ilustrar memes "filosóficos" das redes sociais.

Se observarmos como está o nível intelectual e moral nas mídias sociais, faz sentido ver isso como "filosofia".

O Brasil é o paraíso da pós-verdade, com a desinformação crônica que toma conta da maioria das pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,