Pular para o conteúdo principal

Por que Humberto de Campos NUNCA teve contato com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia)

Humberto de Campos NÃO está associado, em nenhum momento, a Francisco Cândido Xavier.

Não adianta insistir.

Comprovadamente, Humberto de Campos nem de longe estabeleceu algum vínculo ou parceria com Chico Xavier.

Declaração de católicos revoltados? De acadêmicos tomados de "paixões obsessivas"?

Não. A constatação é feita sem ódio e com o mais puro espírito de isenção.

Quando dissemos que Humberto de Campos nunca esteve por trás das supostas psicografias que levam seu nome, isso é fruto de paciente análise e avaliação completamente imparcial.

Confrontamos os livros que Humberto de Campos produziu em vida, mesmo os de publicação póstuma, com os da suposta psicografia que levam seu nome.

Lemos os textos das duas bibliografias, com o máximo de atenção, sem o comodismo emocional daqueles que leem só por um ligeiro entretenimento.

Constatamos, mediante análise bastante cautelosa e paciente, que os estilos das duas bibliografias são completamente diferentes.

As "semelhanças" existentes são aquelas semelhanças típicas de pastiches, paródias ou plágios, que não atestam veracidade em si.

Não são as semelhanças que garantem a veracidade, mas a inexistência de alguma diferença que indique contradição ou outro tipo de deslize.

E as diferenças entre a obra de Humberto de Campos e a do suposto espírito são gritantes.

Não há desculpa que possa comprovar que o autor maranhense resolveu escrever num estilo totalmente diferente.

A tese é, logicamente, improcedente.

Avaliações mostram as diferenças graves da obra de Humberto com a do "espírito Humberto".

No primeiro caso, vemos uma narrativa ágil, culta mas bastante acessível, descontraída, como se o autor estivesse conversando com o leitor.

O Humberto de Campos que esteve entre nós era, segundo estudiosos em Literatura Brasileira, um parnasiano quase modernista.

Tinha um texto muito bem escrito, com uma linguagem impecável, com temáticas diversas. 

Mesmo quando a religião era abordada, não havia apelos igrejeiros. Como num conto sobre o menino Jesus, em O Monstro e Outros Contos, que mostrava a tristeza de Jesus em ser proibido de brincar com os amigos porque era "menino Deus".

E o "espírito Humberto de Campos"?

Um estilo totalmente diferente. A narrativa era muito pesada, não raro com parágrafos longos demais. Linguagem pretensamente culta, mas rebuscada e prolixa. O texto era deprimente de tão melancólico.

A prosa do "espírito Humberto" lembrava mais a de um pároco de igreja do que a de um membro da Academia Brasileira de Letras. E o texto, embora pretensamente erudito, tinha sérios vícios de linguagem.

O advogado dos herdeiros de Humberto, Milton Barbosa, identificou até cacófatos, como "que cada" ("quicada") e "chama Maria" ("mamária"), que o autor nunca escreveria.

A obra fala por si só.

Quando uma obra, com toda semelhança que possa apresentar, apresenta algum aspecto contraditório, a autoria alegada não pode ser considerada verídica.

A obra do "espírito Humberto de Campos" apresenta muitas contradições e diferenças sérias em relação ao legado do autor maranhense.

Concluímos então que Humberto nem chegou perto de Chico Xavier e não escreveu uma vírgula que se atribui ao nome do autor nem ao paródico pseudônimo Irmão X.

O agravante é que as semelhanças de estilo são poucas, mas muitas são as diferenças que contradizem qualquer hipótese de veracidade.

Não são as "mensagens positivas" que garantem a veracidade de uma obra.

Lembremos sempre do ditado popular: "De boas intenções...".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: Diferenças entre o Espiritismo Original de Allan Kardec e o Espiritismo Brasileiro de Chico Xavier

Vídeo didático ensina a diferença do Espiritismo original de Allan Kardec e o "espiritismo" deturpado de Chico Xavier e Divaldo Franco. Vale a mais ampla divulgação.

Qual a relação de Edir Macedo e R. R. Soares com Chico Xavier?

(Por Demétrio Correia) Qual a relação que os "bispos" neopentecostais Edir Macedo e R. R. Soares têm com o "médium" Francisco Cândido Xavier? O leigo vai cair da cadeira e vai achar absurdo, sobretudo num dia como hoje. Afinal, fazem 15 anos do falecimento de Chico Xavier e os chiquistas devem preparar sua inundação de lágrimas. Como comparar o "iluminado médium" aos dois usurpadores da fé cristã. Simples. Porque Chico Xavier também havia sido um usurpador. Um católico ortodoxo que se tornou um dos maiores aproveitadores do legado da Doutrina Espírita. A trajetória do "bondoso médium" sempre foi marcada de muita confusão e conflitos. As pessoas devem abandonar essa teimosia infantil de achar que as confusões que envolveram o "médium" foram causadas pelos detratores. Não foram. Foram causadas pelo próprio "médium" e seus parceiros nas empreitadas da deturpação espírita. A imagem "

A verdadeira luta de Davi e Golias

(Por Ernesto de Almeida, via e-mail) Davi e Golias se encontram para um duelo numa arena improvisada e lotada. Golias, um gigante, inicia um discurso em que ele parece se definir pelo oposto que é: - Eu, que sou tão pequeno e humilde, só me acho grandioso na infinitude de Deus. Golias diz isso com voz macia e fala mansa. Forte, no entanto se diz um fraco que triunfou. Davi reage, dizendo: - Golias, as suas pregações são dotadas de muita falta de lógica, logo se vê que você é forte e está no lado dos tiranos da Terra. Davi recebe vaias da plateia. Golias fica cabisbaixo, choroso, mas levanta a espada apenas para intimidar o rival e diz: - Você paga por reajustes espirituais que contraiu em alguma vida em outros tempos. - Que provas você tem que eu tenho que pagar? E que vida você supõe eu ter tido em outros tempos? A plateia vaia Davi. E o juiz do duelo diz a Davi, repreendendo-o: - Não faça perguntas. Lute e confie. Golias fica quieto,